sábado, 12 de julho de 2014

Foto, o espelho do fotógrafo...

Foto não é uma simples imagem quando é retratada com a alma de um verdadeiro fotógrafo...

Fora essa questão de domínio de técnicas sobre o instrumento, a câmera fotográfica ou de conhecimento sobre luz e tudo mais que for uma sugestão mais específica, racional, concreta, reta e em ângulos retos.
Estranho falar que uma foto de qualidade somente um profissional possa fazê-lo.
Mas, fica a dúvida se esse domina claramente toda essa estrutura de conhecimentos, porque muitas vezes a foto é tão sem vida que não enxergamos além de um registro vazio!

Vem daí a bagagem cultural...
Fotos vem de tudo que já vivenciamos nessa vida!
Por mais que tenhamos várias pessoas no mesmo recinto para fotografar um objeto em comum, esse nunca será retratado da mesma forma, porque ainda bem... Todos sem exceção, somos únicos.

O olhar o feeling pra coisa vem do coração, da alma do fotógrafo.
Técnica e alma em conjunto tornam-se a assinatura do profissional.
Depois de muitos clicks, vamos acumulando informações importantes que nos levam a acertar a melhor fotografia, ou seja, trabalhar com  o que mais gostamos e temos afinidade. Por isso nem todos fazem a mesma coisa, ou tudo ao mesmo tempo, existem vários seguimentos diferentes dentro da fotografia.
Além disso...

Hoje olho a fotografia, com um olhar mais apurado e investigo se há alma naquela imagem. Muitas vezes o ato de clicar fica demasiadamente automático, e daí vem o perigo... Cair na mesmice, e o desleixo vira trabalho de produção e não arte.
Até nos trabalhos mais simples, um simples retrato, uma simples selfie pode passar desapercebida ou causar um certo furor.Pois se você olhou mais que uma vez, chamou a atenção de alguma forma, e ainda está tentado encontrar uma resposta ... Por que????

Exemplo, um tema que eu gosto de fotografar quando o fotografado está mais disposto e calmo para posar é a fotografia mais sensual. Mas, de longe é o que todos pensam... Pra mim, sensualidade não se resume a estar nu, com poucas roupas, caras e bocas batidas... A falta de cuidado nessa parte beira o limite da vulgaridade e "pastelão", e ninguém nesse mundo, eu presumo, vá querer passar por tal mico ( ou king kong, dependendo...).
Fotografar é um momento especial para fotógrafo e modelo. O mundo a volta desaparece, a confiança mútua é um elo importante, não é "pegação", como muita gente imagina o trabalho nessa área, são horas desgastantes. Voltando ao pensamento... A conexão fica tão forte que você consegue retirar o de melhor do modelo e passar isso para a foto, capturar a alma, a inocência, a sensualidade. E, muitas e com certeza, sensualidade está no modo, jeito de olhar...

Assim, quanto mais escrevemos, melhor aprendemos, seja com luz, caneta ou teclado...

Nenhum comentário: