quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Qual o valor de uma fotografia?

 

Fiquei pensando nisso após a entrega de um presente para a turma da Melissa...

 

Voltando no tempo, há 2 meses estava esperando conversar com o médico. Um misto de medo, incertezas, coisas bem ruins passaram pela minha cabeça nessa hora. No meio do tratamento para olho super seco, descobriram glaucoma nos dois olhos. São duas situações que não combinam e deixam você muito irritada, fica difícil para andar e se orientar. Daí que apesar de não estar 100%, você tem que continuar não só por mim, mas por minha família também.

 É um dia de cada vez, fé em Deus e tudo vai se ajeitar da melhor forma possível. Confiança na equipe médica que também são meus colegas de trabalho.

Somente passando pelo mesmo caminho para entender as pedras que encontramos pela nossa estrada. Hoje, entendo um pouco melhor como paciente da oftalmo, as situações que os pacientes enfrentam. O não enxergar, o não aceitar muitas vezes, o tratamento que tem que seguir rigorosamente, limitações...

 Agradecimento em especial à equipe do Glaucoma Unicamp (Murilo, Ana Helena, Samir, Lara, prof Paulo, Douglas, Gabriel, Ana Paula), Igor Arakaki, prof Marcelo Torigoe, Bruna e também toda equipe da Oftalmo Unicamp que trabalha comigo e têm dado suporte nessas horas. E a equipe de enfermagem que trabalha comigo, em especial Grace, Alessandra, Sabrina e Fanuel, obrigada pelo apoio e palavras nas horas difíceis.

 

E agora, estamos aqui depois desses dias estranhos, pelo menos para mim. Enxergo melhor que naquele momento, aceito minha condição atual sem raiva de ninguém. Continuo o tratamento, não me sinto sozinha. Continuo trabalhando na enfermagem e com fotografia e outros projetos futuros. Algumas limitações, mas a cabeça e o corpo se adaptam a essa nova fase.

Isso tudo me levou a refletir profundamente: “Qual a importância de uma foto”?

Vendo e sentindo a energia fluindo nas risadas e brincadeiras entre as crianças, você realmente consegue sentir um sentimento de esperança no coração. As crianças são a pureza desse planeta, o que tem de melhor da raça humana, a melhor versão de nós adultos.

E, ter a oportunidade de registrar esses milésimos de segundos da alegria mais sincera, não tem preço, e sim um valor especial para a posterioridade. O futuro visitando o passado através da fotografia!

Como nós éramos ... e bate uma saudade de um tempo eternizado em nossas mãos num porta-retratos.

Gratidão por enxergar melhor hoje o que eu não entendia...


Foto, meramente ilustrativa, as fotos das crianças, dessa vez, não teve intenção de propaganda!

Criança feliz é aquela que tem com quem brincar, conversar e se sujar a vontade!