quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Qual o valor de uma fotografia?

 

Fiquei pensando nisso após a entrega de um presente para a turma da Melissa...

 

Voltando no tempo, há 2 meses estava esperando conversar com o médico. Um misto de medo, incertezas, coisas bem ruins passaram pela minha cabeça nessa hora. No meio do tratamento para olho super seco, descobriram glaucoma nos dois olhos. São duas situações que não combinam e deixam você muito irritada, fica difícil para andar e se orientar. Daí que apesar de não estar 100%, você tem que continuar não só por mim, mas por minha família também.

 É um dia de cada vez, fé em Deus e tudo vai se ajeitar da melhor forma possível. Confiança na equipe médica que também são meus colegas de trabalho.

Somente passando pelo mesmo caminho para entender as pedras que encontramos pela nossa estrada. Hoje, entendo um pouco melhor como paciente da oftalmo, as situações que os pacientes enfrentam. O não enxergar, o não aceitar muitas vezes, o tratamento que tem que seguir rigorosamente, limitações...

 Agradecimento em especial à equipe do Glaucoma Unicamp (Murilo, Ana Helena, Samir, Lara, prof Paulo, Douglas, Gabriel, Ana Paula), Igor Arakaki, prof Marcelo Torigoe, Bruna e também toda equipe da Oftalmo Unicamp que trabalha comigo e têm dado suporte nessas horas. E a equipe de enfermagem que trabalha comigo, em especial Grace, Alessandra, Sabrina e Fanuel, obrigada pelo apoio e palavras nas horas difíceis.

 

E agora, estamos aqui depois desses dias estranhos, pelo menos para mim. Enxergo melhor que naquele momento, aceito minha condição atual sem raiva de ninguém. Continuo o tratamento, não me sinto sozinha. Continuo trabalhando na enfermagem e com fotografia e outros projetos futuros. Algumas limitações, mas a cabeça e o corpo se adaptam a essa nova fase.

Isso tudo me levou a refletir profundamente: “Qual a importância de uma foto”?

Vendo e sentindo a energia fluindo nas risadas e brincadeiras entre as crianças, você realmente consegue sentir um sentimento de esperança no coração. As crianças são a pureza desse planeta, o que tem de melhor da raça humana, a melhor versão de nós adultos.

E, ter a oportunidade de registrar esses milésimos de segundos da alegria mais sincera, não tem preço, e sim um valor especial para a posterioridade. O futuro visitando o passado através da fotografia!

Como nós éramos ... e bate uma saudade de um tempo eternizado em nossas mãos num porta-retratos.

Gratidão por enxergar melhor hoje o que eu não entendia...


Foto, meramente ilustrativa, as fotos das crianças, dessa vez, não teve intenção de propaganda!

Criança feliz é aquela que tem com quem brincar, conversar e se sujar a vontade!





sábado, 10 de agosto de 2024

Felicidade ou razão?

 Depois de quase 30 anos trabalhando como técnica de enfermagem, falando sobre trabalhar com pessoas. pacientes, colegas, chefes, estudantes, médicos e professores... Enfim, pessoas são difíceis, mas nós também. Cada um carrega uma bagagem e conhecimentos diferentes, experiências diferentes, costumes, pensamentos únicos!

Daí, onde todo mundo quer se colocar como única pessoa certa em qualquer questão...

Errado né...

No mínimo temos 3 versões ou opiniões diferentes. Não dá pra chegar em 100% de acerto!

Numa conversa com um professor que respeito e gosto muito de ouvir o que ele tem a dizer. E quando ele diz qualquer assunto, você acaba ficando de boca aberta ... Também disse , numa observação, nós que trabalhamos na saúde, deveriam orientar uma coisa: Não levar nada daqui para o lado pessoal, até para tudo que o que acontece fora daqui também... Pois, você acha que não vai precisar da outra pessoa, mas vai precisar sim, porque uma hora vão trabalhar juntos... e aí como vai ser?

É a roda gigante da vida... ora em cima, ora embaixo!

Sou mais estratégica em certos momentos , e continuo sendo muito coração e impulsiva em outros, somos humanos ...

Nem todos estão a nosso favor...

Nem todos suportam nossa felicidade...

Nem todos torcem pelo nosso sucesso...

Mas, não dá pra ser triste por causa dessas pessoas. Eu escolho meu caminho, só observo e prefiro minha felicidade. Pois, daqui a 50 anos ninguém vai se lembrar de nada, porque serão outras pessoas a caminhar e estar no meu lugar.

O hospital onde trabalho é uma passagem, e não minha casa ou legado!

Aprendo com pessoas e não com posse ou objetos.

Gratidão a todos que estão na minha história, aprendo todo dia, uma coisa nova!

Gratidão Regiane!

 Por esses dias, pensando em várias coisas ao mesmo tempo, uma lembrança voltou a minha consciência. Hoje, eu entendo que não foi ruim, mas quando tudo aconteceu doeu no coração.

Crianças são autenticas e espontâneas mas ao mesmo tempo podem ser muito cruel, e um pouco sarcástica também. 

Estava na quarta série, muito bobinha e boazinha. E muito tímida, não revidava as agressões e brincadeiras das outras crianças.

Não me recordo exatamente o que aconteceu quando tinha 10 anos, pareceu o fim do mundo e eu estava triste.

Creio que não ficou pior porque uma amiga da minha irmã mais velha me consolou com palavras doces e até engraçadas, eu lembro de rir em meio ao choro...

Por isso, por onde estiver Regiane, obrigada e gratidão por tornar aquele dia uma lembrança de aprendizado e bondade !